Curiosidades

* Piratininga = peixe secado.

* Em 1560 já existia o eixo Tamanduateí - Tietê para o interior.

* Em 1849 , com a retificação do Tamanduateí acabou a navegação.

* No final do século 19 começo do séc 20 , era retirado barro do Tietê para a feitura de tijolos que construíam as casas e prédios na cidade de São Paulo, os tijolos eram armazenados nas margens.

* Meados do séc 19 , começa a canalização de água em São Paulo, pela Cia Cantareira de Água e Esgoto.

* Os eixos ferroviários obriga a cidade a cruzar os rios.

* No meio da Av. 9 de Julho passa o Reuno, que hoje está canalizado.

* Em 1894 começa a construção dos reservatórios urbanos, em 1897 começa a explosão da cidade, é o primeiro ciclo de industrialização e grandes loteamentos.

* Como o crescimento da cidade é muito grande , se fez necessário que os reservatórios sejam construídos mais longe, as passagens de canos se torna cada vez maior.

* Saturnino de Brito coloca o Tietê como manancial da cidade, mas não aceitaram, isso no início do séc. 20.

* Em 1929, reversão do Pinheiros para gerar energia.

* Em 1930, grandes jazidas de areia nas margens do Tietê, areia que vem de Itaquaquecetuba para as construções em São Paulo.

* O Rio Tietê foi o último a ser retificado, na zona norte existiam depósitos de lixo, isso em 1950.

* A capital produz de 12 a 15 mil toneladas de lixo ao dia.

* Em 1960 as jazidas de areia em São Paulo estão esgotadas, em 1969 , após a retificação, as marginais são inauguradas.

* Serra do Mar e Serra da Cantareira são os nossos 2 mananciais.

* Rio Pinheiros , acumula água na Billings, e gera energia na usina Borba.

* Desde 1920 estão previstas a construção de coletores de esgoto, mas demoram décadas para se fazer.

* O que prevaleceu em São Paulo, foi o interesse econômico, aqui era um espaço hídrico, área de inundação; em 1926 , Saturnino de Brito avisava, que se houvesse valorização das terras nós acabaríamos ocupando as terras dos Rios.

* Estudos mostram que o solo do Tietê está contaminados com Ferro, Alumínio e Manganês, pode passar 100 anos que não vai ficar despoluído, tem que se retirar 2,5m do fundo do rio para limpá-lo.

* Os EUA gastaram 420 bilhões de dólares nos últimos 20 anos para tratar 100% do seu esgoto.

* Nós produzimos 62 m3 de esgoto por segundo e a vazão do Tietê na saída de São Paulo é de 50 m3 por segundo, insuficiente para diluir toda o esgoto produzido.

* No final da limpeza do Tietê , 120 mil carcaças de pneus serão retirados.

* Para atender ao crescimento da cidade/população temos que aumentar a produção de água em 2 m3 por segundo ao ano.

* A capital produz de 12 a 15 mil toneladas de lixo ao dia.

9 comentários:

  1. Eu tenho uma comfição a fazer Q os garotos das fotos ai são maravilhosos e gatinhos beeijos ate m+ me add no Orkut ai

    rbd.brendinha@yahoo.com.br


    By:Brenda ou se quizer BEÊ♥

    ResponderExcluir
  2. Brenda:

    Ea kauê e Alvaro amo vcs...

    ResponderExcluir
  3. Alvaro A Lediane q sou eu Ti adoro e posso ti Amar se nos conheçemos Eu amo vc por amizade


    Beeijoos de Lelê Para Alvaro

    ResponderExcluir
  4. Oie aki e A Lediane na conta da minha amiga

    Cmo ela disse vcs são maos gatinhos amo vc alvaro Te adorei beeijoos ate outra hora fuiii

    ResponderExcluir
  5. Oi eu tenho um projeto para fazer sobre o rio Tietê e estou procurando sobre seus afluentes
    Se vcs poderem me ajudar obrigado.

    ResponderExcluir
  6. é assim: bem vindos ta bom!!!!
    cês são horríveis

    ResponderExcluir
  7. o rio é sujo pra burro e só.ve se me dexa

    ResponderExcluir